“Eu sou O caminho A verdade e A vida”

João 14:6 diz tudo…

Praticar?

Posted by Mikha´el em 20/11/2007

Vou falar, eu sei, de um tema já bastante batido.. mas é importante demais para eu deixar de o fazer..

 

Cerca de 84% da população total portuguesa assume-se como católica. Desses, cerca de 19% afirma assistir à Eucaristia Dominical, e desses, cerca de 10% são comungantes. (Estes são dados oficiais dos Censos de 2001).

–> Usei esta estatística dos cristãos católicos, apenas porque o catolicismo é a religião dominante em Portugal e há estatísticas oficiais <–

Portanto, a larga maioria dos católicos não participa numa (se não a mais) importante celebração da sua religião. Se lhes perguntarmos, muitos nos dirão: “sou católico não praticante” com um sorriso..

 

O que é um cristão não praticante?

 

“Eu sou cristão à minha maneira, não como as outras pessoas me dizem.. quero lá saber de missa, ou de fé.. eu até sou boa pessoa.. tenho a minha propria maneira de adorar a Deus, e acho que mereço ir para o céu…”

 

Imaginemos estes testemunhos:

Eu sou um pai não praticante. Já reparei vagamente na presença de umas crianças lá em casa, e acho que tenho obrigações para com elas. Mas não lhes vou dar o que devo, quando devo, conforme devo. Vou ser pai conforme eu achar bem…

Eu sou um marido não praticante. Tenho uma esposa em casa, à qual dou atenção esporadicamente, pois mais não me apetece…

Eu sou um amigo não praticante. Estou disponível para os meus amigos quando não tenho mais nada para fazer..

 

Seremos nós capaz de chamar a estas pessoas, em consciência, um pai, um marido, um amigo?

Usei estas comparações, e não outras, por uma razão. Podia ter falado de um trabalhador ou de um desportista não praticante, mas não.. Estas que apresento falam de relações. E é precisamente isso que está em causa.. uma relação. A nossa relação com Deus..

Se eu quero ter uma relação com Deus, tenho que fazer por isso! A relação tem que ter os dois sentidos, ou como diz o ditado, a brasa tem que chegar para as duas sardinhas… o sentido De Deus Para Nós está sempre a funcionar. Deus não é mudo, nós é que temos dificuldades auditivas. Tratemos então de cultivar sem medo e sem reservas o sentido De Nós Para Deus para que assim possamos cultivar essa relação…

Não digamos ao mundo “Eu sou cristão não praticante, pois o mesmo seria dizer “Eu faço-me passar por cristão”… Um cristão ou é cristão ou não é, como diz Tiago: seja, porém, o vosso sim, sim, e o vosso não, não, para não cairdes em condenação.” * Tiago 5:12 *

 

Que cada um de nós consiga viver a sua fé de acordo com a vontade do Pai e não pelos nossos caprichos…

 

E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” * Tiago 1:22 * (e permitam-me acrescentar: pois a Deus não tenhais qualquer esperança de conseguir enganar…)

Deixe uma Resposta

 
